header nelore cen.jpg

Critérios de Seleção

 

    Os princípios que regem a seleção NELORE CEN são os mesmos de 1965: a busca por animais produtivos e funcionais. Nosso programa de seleção tem por objetivo realçar qualidades que consideramos essenciais num animal de corte:

 

- Fertilidade; Habilidade Materna; Conformação; Rusticidade.

 

Fertilidade

 

    Estabelecemos uma estação de monta curta, 65 dias, o que expõe as matrizes menos férteis. Após a estação de monta as vacas vazias são descartadas.

 

Habilidade materna

 

    Todos as anos eliminamos as vacas que desmamaram os bezerros mais leves e selecionamos para nossa reposição as bezerras mais pesadas à desmama.

Somente os bezerros que atingem pesos excepcionais à desmama (em regime exclusivo de pasto) são considerados como possíveis touros reserva ou repasse.

 

Conformação

 

    Todos nossos animais são avaliados e pontuados à desmama e ao sobreano em diversas características, tais como : aspecto geral, característica racial, estrutura, profundidade, musculosidade, aprumos, umbigo, temperamento

Nosso ideal é um animal de porte médio, comprido, profundo e com boa musculosidade e de fácil acabamento.

 

Rusticidade

 

    São escolhidos somente os animais que demonstrem estar perfeitamente adaptados ao meio ambiente, que não necessitem de assistência no parto, no aleitamento e que nunca necessitem de tratamentos ou suplementações diferenciadas.

Nossos animais são criados e recriados totalmente à pasto com suplementação proteica na seca de junho a outubro.

    Os machos destinados a leilões são confinados nos 90 dias que antecedem o evento.

(18) 3401-4401

(11) 3071-4047 

nelorecen.com.br