DSCF3271_2

     A seleção da Fazenda Bonsucesso conta com mais de 50 anos de avaliação do seu plantel da raça Nelore. Foram mais de 35 anos sob a gestão do Dr. Arnaldo Zancaner e seus filhos, e nos últimos 20 anos, sob a administração de Michel Caro e Patricia Zancaner Caro pela parte que receberam como herança.

 

     O foco da seleção do rebanho Bonsucesso Nelore Zan, de notoriedade nacional, é a produção de um “Nelore bom para tudo”, ou seja, um animal que, para a Bonsucesso, possui o equilíbrio do conjunto de características para alcançar melhores resultados conômicos, conjugando o mix perfeito entre: eficiência reprodutiva (fertilidade, habilidade maternal, stayability); desempenho, ganho de peso e padronização frigorífica; precocidade e qualidade da carcaça (área de lombo, espessura de gordura e marmoreio). Esse trabalho de seleção da Bonsucesso resultou em touros contratados pelas principais centrais de venda de sêmen, com destaque, para a parceria com a Alta Genetics.

 

Distinção

 

     A seleção Bonsucesso se inicia com o manejo das matrizes e de suas crias em regime de pasto nas fazendas de São Paulo (Guararapes) e de Mato Grosso (Água Boa). Logo na desmama e, posteriormente, no período da recria, são feitas as “avaliações biométricas”, que se estendem até a idade de produção. Assim são descartados os produtos inaptos a multiplicar o padrão de seleção do criatório. Os indivíduos que obtiveram o melhor desempenho dentro do sistema de produção apresentam altas DEP’s que comprovam o efeito da seleção. Desse processo seletivo surgem os produtores de sêmen e doadoras superiores para produção de embriões e os reprodutores que a Bonsucesso tem a satisfação e a responsabilidade de apresentar em seus leilões.

     A superioridade dos reprodutores da seleção Bonsucesso propicia aos clientes: matrizes boas de leite e de bom temperamento; produção de bezerros desmamados pesados; bois gordos jovens com altos índices de rendimento no frigorífico e touros aptos a reproduzir a genética de ponta da Bonsucesso.

 

Dados Gerais

 

     As principais ferramentas envolvidas no trabalho de avaliação intra-rebanho são: PMGRN (Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore) da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), programa que o criatório participa desde a sua criação, há 26 anos; o Geneplus da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); e, mais recentemente, o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Cada um desses programas contribui de maneira específica na interpretação e na apresentação do valor genético do rebanho, gerando maior transparência para o mercado. A participação efetiva dos técnicos, nas avaliações, traz resultados positivos no trabalho a campo.

 

     As tecnologias aplicadas ao rebanho são: ultrassografia, realizada pela Aval Serviços Tecnológicos, que avalia a área de lombo e espessura de gordura feita anualmente na recria, e os testes de marcadores moleculares, realizados por meio do Clarifide Nelore, da Zoetis, que busca identificar os bezerros machos e fêmeas, logo na primeira idade e com alta acurácia, revelando o valor genético desta nova safra.

(18) 3557.1257
(18) 3407.5065
(66) 3468.3461

fazendabonsucesso.com.br