18620861_993825704086516_2283373848832583392_o

O Programa de Melhoramento Nelore Qualitas foi desenhado para ser o mais eficiente sistema de seleção de gado Nelore, com o uso de informações de múltiplos rebanhos tendo como base a experiência da Qualitas Melhoramento Genético no planejamento e execução de programas de melhoramento genético.

Empresa Responsável

O gerenciamento do Programa Nelore Qualitas fica sob responsabilidade da Qualitas Melhoramento Genético, que também é responsável pelas visitas técnicas do programa. A Qualitas Melhoramento Genético é uma empresa de consultoria especializada em pecuária de corte, atuando a mais de vinte e dois anos no mercado, participou do desenvolvimento técnico de vários programas de grande porte na pecuária nacional.

Funcionamento

A função primordial do Programa Nelore Qualitas é promover o melhoramento genético nos rebanhos participantes e por meio de um processo de seleção dos animais jovens produzir touros e novilhas melhoradoras.

O Nelore Qualitas foi reconhecido em 2002 pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) do qual recebeu a autorização para emissão do CEIP, Certificado Especial de Identificação e Produção, para até 20% de sua safra de produção de touros e novilhas por ano. O MAPA realiza a cada ano, auditoria na Qualitas Melhoramento Genético e aprovando todo o sistema de controle e funcionamento do Programa Nelore Qualitas, renovando assim a autorização para emissão do CEIP.

Todos os dados colhidos pelos criadores participantes do Programa Nelore Qualitas são processados conjuntamente, garantindo um máximo aproveitamento das informações.

O Programa Nelore Qualitas recebe orientação do Prof. Danie Bosman do ARC – Pretoria – África do Sul, na avaliação e seleção dos animais para eficiência funcional, processo que é usado complementarmente ao processo de seleção por DEPs para garantir maior eficácia na seleção de touros jovens.

As avaliações genéticas e pesquisas para aprimoramento da seleção dos animais é realizada pela UNESP através de uma parceria com os Professores Dra. Lúcia Galvão de Albuquerque – UNESP de Jaboticabal – SP e do Professor Dr. Josineudson Augusto II de Vasconcelos Silva – UNESP de Botucatu – SP.

(62) 9 9689-8161

www.qualitas.agr.br

Leonardo N. Souza

leo@qualitas.agr.br