Histórico

     Em 2009, nascia a ECOBOI, com o objetivo de fomentar tecnologia na área pecuária com ênfase no conceito de sustentabilidade.
     O desafio era imenso, pois conciliar o conceito de sustentabilidade na atividade pecuária, seja a bovinocultura de leite ou de corte, aos procedimentos ecologicamente corretos, socialmente justos e, principalmente, economicamente viáveis, parecia uma tarefa impossível dentro dos atuais sistemas de produção.
    Os procedimentos usuais utilizados em todas etapas de produção pecuária, são procedimentos paliativos ao real problema da pecuária. Os sistemas de produção utilizados, ainda que tenham melhorado os índices produtivos, são ineficientes, a pecuária ainda sobrevive a mercê de fatores como, condições das pastagens, climáticas...etc.

     O sistema predominante na pecuária não consegue agregar valores e tem como produto de venda animais em diferentes fases (desmama e sobre-ano principalmente) e animais terminados. Portanto para qualquer situação de venda o preço final da arroba é o termômetro financeiro da atividade.
     Em vista do exposto era imprescindível adotar um sistema que fugisse desta ciranda: qualidade de pastagem e preço da arroba, e que, sobretudo viesse cumprir as exigências de mercado, que tem como palavra de ordem a sustentabilidade.
     A necessidade de projetos agropecuários que respeitem o conceito de sustentabilidade, nos dias atuais, deixa de ser um “luxo” para ser uma exigência social e de mercado.
     Diante de tais necessidades ambientais e mercadológicas, uniram-se inicialmente alguns poucos, porém renomados, pesquisadores e professores da área assim como alguns poucos crédulos empresários, neste momento o embrião da ECOBOI iniciava seu desenvolvimento na busca por um novo modelo de pecuária sustentável.

     Ao longo destes anos de pesquisa, centenas de trabalhos técnicos/ científicos, referenciados pelas mais renomadas instituições de pesquisa foram estudados e serviram como fonte de informação para compor este estudo. Inúmeras empresas e propriedades visitadas, vários testes de equipamentos realizados e muitos milhares de quilometros foram rodados. A estrutura básica do modelo ECOBOI estava definida e agora conta com o aval de nomes renomados, alguns dos quais fazem parte da equipe desta empresa. É  chegado o momento de implantar o modelo de produção denominado SISTEMA ECOBOI, com o objetivo de promover uma pecuária integrada e moderna produzindo: carne, leite, adubo, volumoso e energia renovável (biogás e biomassa).

     O “Sistema de Produção da bovinocultura de corte e mista (corte e leite) integrada a produção de bioenergia de forma sustentável” ou somente SISTEMA ECOBOI, foi idealizado pelo zootecnista Maurício Medeiros Cabral, que se valeu de anos de experiência a campo e muito estudo, para transformar a ideia em um projeto detalhado, com viabilidade técnica e econômica, denominado: Bovinocultura Sustentável Integrada à Produção de Bioenergia.

 
     O SISTEMA ECOBOI não visa solucionar os problemas da pecuária nacional, mas em inúmeros casos, poderá ser uma ferramenta extremamente útil ao desenvolvimento da atividade, pois é a prática de uma “bovinocultura sustentável” integrada à produção de bioenergia. O SISTEMA ECOBOI utiliza uma série de procedimentos inovadores a atividade, desde o plantio da forragem até a produção de bioenergia, dentre eles podemos destacar pelo menos, cinco deles: Lavoura forrageira, Alojamento dos animais, Processamento dos dejetos,  reutilização da água e produção de bioenergia, sendo todos eles executados, respeitando o conceito de Sustentabilidade.

A revistanelore é uma publicação que surgiu em setembro de 1990 para acompanhar a principal raça da pecuária de corte brasileira. Nestes 28 anos de circulação regular tornou-se um documento da evolução do Nelore e da atividade como um todo, registrando seus números, a frequente entrada de novas tecnologias, o pensamento crítico de seus agentes e o dinamismo de seus protagonistas.

Porta-voz da raça símbolo da pecuária de corte nacional, tem distribuição em todo o País e mercados internacionais como Bolívia, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana, México e Estados Unidos.

nelore

Rua Tibério, 311 - Água Branca - São Paulo - SP Brasil

CEP: 05042-010 • Telefone:  (55) 11 3873-0854

nelore

multiplataforma

acesse...

Baixe o aplicativo e siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon