A Fazenda Sant’anna nasceu em 1974, em Rancharia – SP, em terras adquiridas da Companhia Wilson, onde se encontrava a antiga Fazenda Continental.

O objetivo inicial da Fazenda Sant’anna era a pecuária comercial, cuja base de rebanho foi um plantel de vacas Nelore PO servidas por touros também registrados para produção de excelentes animais comerciais.

     Na década de 80, a vacada PO foi apartada com dois objetivos em mente:

 

  •  Produzir Reprodutores para o uso próprio da fazenda. Assim selecionando os animais PO.

  •  Cruzamento das vacas Nelore PO com o banco genético da raça Angus, formando por absorção, a raça Brangus. Sendo assim, a Fazenda Sant’anna foi pioneira na formação dessa raça no centro-oeste e sudeste do Brasil.

 

    No ano de 1995 foi introduzida a raça Brahman, comprando 30 touros vindos de Cabanha Las Lillas, da Argentina. E em 1997, junto com o amigo Miguel Espírito Santo, foi importado o plantel do criador Guilhermo Caballero Vargas, plantel este que pertencia a Cia. Liebigs (frigoríficos) que criavam Brahman há 55 anos a pasto extensivo, selecionando por fertilidade, precocidade e sobretudo pelos aprumos fortes e prepúcios curtos, assim formando um rebanho rústico apto as condições de criação da América do Sul Tropical.

    A raça Brahman surpreendeu pelo desempenho e resultados economicamente positivos, tanto na seleção de gado puro, quanto nos cruzamentos com a vacada comercial do Brasil, pois trazia o vigor hibrido sendo uma raça mais adaptada às condições climáticas do Brasil. A ampliação do Brahman na Fazenda Sant’anna se deu importando material genético sobretudo, da Colômbia e Austrália reforçando a capacidade do nosso rebanho a ter alto desempenho nas nossas condições de criação a pasto extensivo.  Pois considera-se que a genética norte-americana (berço da raça) desenvolveu-se em condições de manejo muito diferente das nossas necessidades.

    A raça Nelore para a Fazenda Sant’anna é considerada Patrimônio Nacional, sendo a única raça capaz de produzir carne bovina em escala comercial no Brasil. E por isso, a Fazenda sempre selecionou as raças visando contribuir para o Nelore, ou seja, para a base da produção de carne do País.

     Os planteis de Nelore PO, POI e Brahman POI da Fazenda Sant’anna são avaliados e controlados pela ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu, participam do PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos que é realizado também pela ABCZ. No mesmo sentido, também participam de programas realizados pela ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – comandada pelo Professor Raysildo Lôbo.

    Em 2014 a Fazenda Sant’anna e seu Nelore completarão 40 anos e a seleção de Brahman completará 18 anos. São 40 anos de trabalho e esforço da equipe Fazenda Sant’anna para produzir e disponibilizar genética bovina de ótima qualidade e de alto desempenho, contribuindo para melhoria da qualidade e padronização da carne bovina do Brasil.

(18) 3265-1329 / 3265-1556 / 3265-1361

(34) 3319-0700 / 3319-0707

fazendasantanna.com.br

A revistanelore é uma publicação que surgiu em setembro de 1990 para acompanhar a principal raça da pecuária de corte brasileira. Nestes 28 anos de circulação regular tornou-se um documento da evolução do Nelore e da atividade como um todo, registrando seus números, a frequente entrada de novas tecnologias, o pensamento crítico de seus agentes e o dinamismo de seus protagonistas.

Porta-voz da raça símbolo da pecuária de corte nacional, tem distribuição em todo o País e mercados internacionais como Bolívia, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana, México e Estados Unidos.

nelore

Rua Tibério, 311 - Água Branca - São Paulo - SP Brasil

CEP: 05042-010 • Telefone:  (55) 11 3873-0854

nelore

multiplataforma

acesse...

Baixe o aplicativo e siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon