A HoRa se reinventa constantemente

Depois de seis décadas cheia de novidades na criação de gado

selecionado, a agropecuária dá um novo salto com a Genética Podium

 

     Há mais de 60 anos, as famílias Höfig e Ramos produzem carne. A HoRa é a marca registrada da Höfig e Ramos. Com a terceira geração da família à frente dos negócios há quase 30 anos, a HoRa direciona suas atividades para a excelência em melhoramento genético.  Da novidade do Nelore no Brasil ao mapeamento genômico do rebanho, a HoRa - Höfig Ramos faz seleção genética desde seus primórdios.

     A história da HoRa se confunde com as histórias de vida do pioneiro Arthur Höffig e do médico José Ramos, dois grandes homens que tiveram lugar de destaque no desenvolvimento de Cornélio Procópio (PR). Para a região, os nomes Höffig e Ramos se tornaram, ao longo dos anos, sinônimos. Numa parceria perfeita, os dois - mais que unidos pelos laços de família – inovaram para o fortalecimento da pecuária brasileira.

     As terras que atualmente constituem o município de Brasilândia (MS) pertenciam à Companhia Inglesa Brasil Land Cattle Co, que foram incorporadas ao Patrimônio da União nos anos de 1947 e 1948, pelo presidente da República General Eurico Gaspar Dutra e pelo governador de Estado Arnaldo Estevão Figueiredo. Parte dessa gleba foi adquirida por empreendedores, sendo Arthur Höffig um deles. Ali fundou a cidade de Brasilândia, em 25 de abril de 1957.

     Com o parceiro e genro José Ramos, intensificou-se os trabalhos de seleção de gado, estando entre os primeiros produtores de carne a utilizar a inseminação artificial no Brasil, na Fazenda Dinorá, em Nova Fátima (PR). Com o falecimento de Höffig, em 1983, Ramos continuou sozinho o trabalho de selecionamento do plantel e em 1985, começa o processo de registro de animais.

     Em 1990, com a morte de Ramos, a esposa Jacyrinha e o filho José Roberto assumem os negócios e começa uma nova era. Criaram a  Höfig Ramos Agricultura e Pecuária – HoRa, com o objetivo de intensificar o processo de melhoramento genético, iniciado por Höffig e Ramos. Em 1995, já com 400 matrizes PO próprias, começa o trabalho de transferência de embriões com Nelore na Fazenda Dinorá. E investiram na produção de reprodutores geneticamente superiores que foram usados, principalmente, na melhoria genética do seu rebanho comercial.  É nesse momento que a HoRa busca programas de melhoramento genético da Universidade de São Paulo (USP), se filia a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e participa de programas da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

 

Terceira geração

     Agora, com a terceira geração da família à frente dos negócios, a HoRa - Höfig Ramos vem investindo em soluções tecnológicas para a excelência em melhoramento genético. Ao produzir touros, matrizes, sêmen e embriões de mérito genético avaliado e aprovado, seu objetivo é oferecer animais melhoradores que encurtem o caminho no ciclo de produção e tragam maiores lucros aos produtores.  Por isso, lançou recentemente o Programa Genética Podium, introduz a genética de precisão no rebanho cara-limpa para produção de matrizes e reprodutores de grande eficiência para melhorar os sistemas de produção da carne Nelore no Brasil, 85% produzidas a pasto.

 

Parcerias inovadoras  

     A partir de suas experiências com os touros Nelore PO de alto desempenho aplicado ao próprio rebanho comercial e com as parcerias inovadoras com instituições como ANCP, ABCZ, Embrapa Cerrado, USP, Instituto de Reprodução Animal de Córdoba (Argentina), Universidade da Califórnia (EUA), Aval Serviços Tecnológicos, Geraembryo, Procriar e grupo de estudos GERA-MS (UFMS),  a HoRa disponibiliza genética multiqualificada, comprovada pelos índices oficiais MGTe, iABCZ e pelo próprio Índice Hora de Qualidade (IHQ) – Genética Podium.

     O alto padrão genético, o excelente manejo e a perfeita nutrição formam o tripé em que o Nelore da HoRa se destaca e garanta, ao rebanho brasileiro, a excelência com economia no custeio e mais valor no produto final. É  marca registrada da HoRa dar garantia a seus produtos, com orientação a seus clientes para que obtenham o melhor desempenho.

 

Gestão HoRa

     A HoRa foca no futuro, desenvolvendo projetos inovadores, ampliando processos de gestão junto a funcionários, acadêmicos, grupos de pesquisa, parceiros e outros públicos. Sua forma de trabalhar prioriza a sustentabilidade integral através de processos como manejo inteligente e humanizado, voltado para o bem estar animal; da valorização de sua gente e da preservação ambiental. Sua dedicação e trabalho diferenciados creditam à HoRa reconhecimento nacional e internacional.

     Seu mais novo projeto é a prova CAR (Consumo Alimentar Residual) que começou a ser implantada em setembro/2018. A HoRa é uma das cinco agropecuárias brasileiras que fazem provas de conversão alimentar com o Intergado em suas propriedades. Na safra 2019, terá animais com CAR e genotipados.

1/3

(43) 3524-1312

agrohora.com.br

 

A revistanelore é uma publicação que surgiu em setembro de 1990 para acompanhar a principal raça da pecuária de corte brasileira. Nestes 28 anos de circulação regular tornou-se um documento da evolução do Nelore e da atividade como um todo, registrando seus números, a frequente entrada de novas tecnologias, o pensamento crítico de seus agentes e o dinamismo de seus protagonistas.

Porta-voz da raça símbolo da pecuária de corte nacional, tem distribuição em todo o País e mercados internacionais como Bolívia, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana, México e Estados Unidos.

nelore

Rua Tibério, 311 - Água Branca - São Paulo - SP Brasil

CEP: 05042-010 • Telefone:  (55) 11 3873-0854

nelore

multiplataforma

acesse...

Baixe o aplicativo e siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon