top of page
jbs

Líder Global

 

     A JBS é líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves, além de ter uma forte participação na produção de carne suína. Com mais de 200 mil colaboradores ao redor do mundo, a companhia possui 340 unidades de produção e atua nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno, embalagens metálicas e produtos de limpeza. Presente em 100% dos mercados consumidores, a JBS é a maior exportadora do mundo de proteína animal, vendendo para mais de 150 países.

 

História

 

    A origem da JBS remonta a 1953, quando seu fundador, José Batista Sobrinho, iniciou as operações de uma pequena planta com capacidade de processamento de cinco cabeças de gado por dia, na cidade de Anápolis, em Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil.

 

  • 1953: Fundação da Casa de Carnes Mineira, em Anápolis (GO).

 

  • 1970 a 2001: A JBS expande significativamente as operações no setor de carne bovina no Brasil. Por aquisições e investimento nas unidades já existentes, a companhia alcançou a capacidade de abate diária de 5,8 mil cabeças.

 

  • 2001 a 2006: No período, o grupo passa a operar 21 plantas no Brasil e 5 na Argentina e aumenta sua capacidade de abate para 19,9 mil cabeças por dia. Em 2005, a companhia inicia seu processo de internacionalização e adquire 100% do capital social da Swift-Armour, maior produtora e exportadora de carne bovina na Argentina.

 

  • 2007: A JBS é a primeira empresa no setor frigorífico a abrir seu capital na bolsa de valores no Brasil. Nesse mesmo ano a companhia expande suas operações por meio da aquisição da empresa norte-americana Swift Company, representando seu ingresso nos mercados de bovinos e suínos nos EUA e na Austrália.

 

  • 2008: A companhia adquire a Tasman Group, na Austrália, a Smithfield Beef, divisão de bovinos da Smithfield Foods, nos EUA, e os confinamentos da Five Rivers, com capacidade para engordar 2 milhões de animais por ano.

 

  • 2009: A JBS incorpora o frigorífico Bertin, até então segundo maior no Brasil, e adquire o controle acionário da Pilgrim’s Pride, ingressando no mercado norte-americano de aves. Além disso, a companhia amplia sua capacidade diária de abate no Brasil em 5.150 bovinos, com a aquisição de 5 novas unidades.

 

  • 2010: O grupo adquire a Tatiara Meats e os ativos da Rockdale Beef, na Austrália, além do Grupo Toledo, na Bélgica. Também anuncia a aquisição do confinamento McElhaney nos Estados Unidos e amplia sua participação na Pilgrim’s Pride para 67,27%. Realiza entre abril e maio daquele ano uma oferta pública primária de 200 milhões de ações ordinárias, equivalente a R$ 1,6 bilhão.

 

  • 2012: Nos Estados Unidos, a JBS aumenta novamente sua participação na Pilgrim’s Pride, assumindo 75,3% do capital social da empresa. No Brasil, amplia a capacidade anual de processamento de bovinos em 2 milhões de cabeças e inicia sua operação no segmento de aves, expandindo em 15% sua capacidade global de produção nessa categoria, por meio do aluguel dos ativos da Frangosul. A Vigor deixa de ser uma subsidiária da JBS e realiza a abertura de seu capital, passando a ter uma estrutura corporativa própria e independente.

 

  • 2013: A companhia adquire a Seara Brasil e se consolida como líder global no processamento de aves. O negócio eleva em 33% a capacidade diária de produção de frango, em 30% a de suínos, 14% a de couro e em 30% o número de colaboradores. Além disso, o grupo passa a atuar no segmento de alimentos industrializados, se transformando na segunda maior plataforma brasileira de produção e distribuição de produtos de valor agregado.

Sede Corporativa

Av. Marginal Direita do Tietê, 500

CEP 05118-100 - São Paulo/SP

(11) 3144-4000

jbs.com.br

 

bottom of page