Landing_page
O Montana Composto

O Montana é um animal composto, desenvolvido e selecionado no Brasil para incremento da pecuária nacional.

A iniciativa surgiu em 1994 em resposta à necessidade de produção de animais ganhadores de peso, com carne de qualidade, fertilidade e precocidade sexual em ambiente tropical.

Um grupo de pecuaristas brasileiros se uniu a geneticistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros para formatar as bases de um projeto que se utilizasse das três principais ferramentas do melhoramento genético bovino, a heterose, a complementaridade entre raças e a genética aditiva para produzir um rebanho produtivo e bem adaptado aos desafios do clima tropical. Nascia o Programa Montana.

Desde o início, todos os cruzamentos foram cientificamente delineados, monitorados e geneticamente avaliados. Já desde a primeira safra produzida, todos os animais foram controlados e seus valores genéticos, através do calculo das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), conhecidos.

Em 2002 o Programa Montana obteve o reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção. Através da Portaria 267/1995 e da Instrução Normativa 12/2018, somente animais comprovadamente melhoradores, que façam parte de um programa de melhoramento genético acreditado pelo MAPA, podem receber o certificado.

O Programa Montana só comercializa touros possuidores do certificado CEIP, todos dentro de uma elite genética dos melhores 26,5% machos nascidos a cada safra.

As avaliações genéticas dos animais Montana são conduzidas pelo GMAB – Grupo de Melhoramento Genético e Biotecnologia da Universidade de São Paulo/USP – Campus de Pirassununga – através dos Drs. José Bento S. Ferraz e Joanir P. Eler.

Atualmente, o Programa Montana conta com cerca de 15.000 matrizes distribuídas nos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul, além Uruguai e Paraguai.

O Montana é um composto aberto, com composição racial variável, controlada e estabelecida pelo Projeto Técnico homologado no MAPA. As vantagens em se manter o composto aberto são inúmeras, se destacando a possibilidade de inclusão de animais superiores de outras raças nos cruzamentos, bem como a variedade de composições raciais, favorecendo a heterose com os diversos rebanhos de matrizes no país, além da baixa probabilidade de endogamia ou consanguinidade.

Anualmente são produzidos cerca de 700 touros no Brasil, animais que, devido ao seu potencial genético, muito contribuem com a pecuária nacional, gerando bezerros ganhadores de peso, bois jovens e precoces com carcaças credenciadas para participar de programas de carne Premium, além de matrizes capazes de emprenhar aos 14 meses de idade, encurtando a fase de recria e contribuindo com o giro de capital das fazendas.

O Programa Montana publica anualmente o Sumário de Touros Montana, com o resumo do desempenho dos touros Montana usados no rebanho e que mostra o positivo desempenho do rebanho e seu progresso genético. Todos os animais Montana possuem DEPs para Peso ao Nascer, Peso a Desmama, Ganho de Peso pós Desmama, Peso ao Sobreano, Musculosidade, Umbigo, Altura, Perímetro Escrotal, Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura no Contrafilé, Espessura de Gordura na Picanha e Marmoreio. Mais recentemente estamos trabalhando nas DEPs para Probabilidade de Prenhez aos 14 meses, Idade ao Primeiro Parto, Stayability, Produtividade Acumulada de Fêmeas e Resistência a Carrapatos. Também estamos desenvolvendo trabalhos na área da Genômica para, num futuro próximo, desenvolvermos DEPs com maior acurácia para reprodutores jovens.

Associação Montana

Em 2020 será fundada a Associação dos Criadores de Montana para facilitar ainda mais o acesso à genética Montana, bem como unir produtores e clientes num objetivo comum: aumento de lucratividade através do correto uso da genética.

A associação está de portas abertas a todos os pecuaristas!

Rua Antonio Fuscaldo, 139
São José do Rio Preto / São Paulo - BR

(17) 3011-6775

faleconosco@compostomontana.com.br

www.compostomontana.com.br

A revistanelore é uma publicação que surgiu em setembro de 1990 para acompanhar a principal raça da pecuária de corte brasileira. Nestes 29 anos de circulação regular tornou-se um documento da evolução do Nelore e da atividade como um todo, registrando seus números, a frequente entrada de novas tecnologias, o pensamento crítico de seus agentes e o dinamismo de seus protagonistas.

Porta-voz da raça símbolo da pecuária de corte nacional, tem distribuição em todo o País e mercados internacionais como Bolívia, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana, México e Estados Unidos.

nelore

Rua Tibério, 311 - Água Branca - São Paulo - SP Brasil

CEP: 05042-010 • Telefone:  (55) 11 3873-0854

nelore

multiplataforma

acesse...

Baixe o aplicativo e siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon