top of page
Banner-Tristeza-Parasitaria_966x450px.png
Buscar
  • Foto do escritorIvaris Júnior

1º Leilão Virtual MF Canchim Mangalba e Convidados

Em grande oportunidade para a pecuária de resultados, remate Canchim vem para figurar entre as principais vendas do ano para a seleção da raça e o cruzamento industrial.

A libido dos touros Canchim na cobertura a pasto fizeram a fama da raça no mercado. (Crédito: Arquivo Canchim Mangalba)

A oferta é dirigida aos pecuaristas que desejam melhorar seu plantel Canchim ou mesmo iniciar com as melhores grifes da raça. Contudo, ela também é extremamente indicada para os adeptos do cruzamento industrial, já que os animais entregam precocidade, produtividade em diferentes modelos de produção, habilidade materna e carcaças frigoríficas volumosas com carne de qualidade. Para quem entende seu negócio assim, em 9 de novembro próximo acontece o 1º Leilão Virtual MF Canchim Mangalba e Convidados, às 20 horas.

A oferta trará 70 animais entre reprodutores e matrizes, destaques em programas de melhoramento genético como o Geneplus Embrapa (Unidade Gado de Corte) e Promebo (unidade Embrapa Pecuária Sul e ANC), e em provas de eficiência como a tradicional PCAD (Prova Canchim de Avaliação de Desempenho). “São animais da cabeceira da raça, plenamente adaptados e frutos de toda a tecnologia disponível na seleção”, atesta o anfitrião Emilio Heindel Soares de Gouvêa.

O “canchinzeiro” é criador da raça desde 2013 e titular da marca Canchin Mangalba EG e da Fazenda Rancho da Cachoeira, localizada em Tombos, na Zona da Mata de Minas Gerais. A grife leva seu plantel de animais puros e registrados, criados a campo nas montanhas do leste mineiro.

“O nosso foco é a venda de genética de ponta da raça Canchim, tourinhos e novilhas, destinados ao cruzamento industrial e a criação de rebanhos puros. Suas vendas ocorrem em grande parte para pecuaristas situados em MG, RJ e ES, exatamente os que buscam o melhoramento genético dos seus rebanhos de corte”, explica o selecionador.

O pecuarista de Minas é esmerado e apaixonado pelo ofício. A raça Canchim resulta do cruzamento sistemático de Nelore com Charolês, na proporção de 3/8 e 5/8 de sangue, respectivamente. Heindel faz os cruzamentos originários. Para tanto possui também animais da raça francesa e fêmeas Nelore.

No aguardado leilão, o criatório Mangalba traz como destaques dois tourinhos jovens com mais de 500kg, nascidos em agosto de 2021 e filhos de JB Lugano. Também uma novilha charolesa, Deo Mangalba, filha do grande raçador norte-americano LT Sundance. Todos são produtos de FIV do rebanho Charolês Figueira (RS). “São animais de exceção e grande oportunidade para quem está no Sudeste do País”, reforça Heindel.

Pelo lado da grande estrela do dia, o gado Canchim, o destaque Mangalba fica por conta do reprodutor Helmat, Superior Plus da PCAD, completando quatro anos de idade na condição de reserva do criatório, onde deixa grandes descendentes. “Trata-se de um touro bastante conhecido, muito estruturado, de carcaça fenomenal e musculosidade”, ratifica seu criador.

O outro ponto alto da promoção é Fado Mangalba (875kg de peso), com três anos de idade. Ele é um filho do grande campeão Bvlgari Mangalba, Elite Ouro da PCAD 2016. Fado é mocho natural e bastante indicado para o cruzamento industrial.


Na oferta de tourinhos, uma série deles sai completando o primeiro ano de vida. Um exemplo da qualidade em questão é o 403 Mangalba (360kg), filho de uma fêmea doadora de embriões grupo A Canchim com um touro Charolês, JB Intimidador. O tourinho 407 segue na mesma toada.

Os outros dois destaques, 420 e 425, também são machos, de FIV, filho e neto do Abio MN de Ipameri. Além disso seguem também jovens reprodutores irmãos próprios de Cativo e Cátaro, touros de central de inseminação, filhas da grande Recatar Calabilu.


Entre as fêmeas, a oferta reserva matrizes com prenhez confirmada e outras cobertas por Helmat. No rol de paternidades estão Gato, Bvlgari, Mariner e Abio. A novilha 371 é uma irmã própria do Cátaro e do Cativo, filha da Retacar com o Mariner e uma futura doadora que o Mangalba está disponibilizando. Seguem outras, ainda, MAs, uma nova geração da marca.

Destaques do Canchim ILMA

A promoção de Emilio Heindel traz o Canchim ILMA, de Irineu Lopes Machado e o filho Adriano Lopes, com propriedade em Angatuba (SP). É uma marca tradicional e consagrada, base em muitos planteis brasileiros. Seu gado é mensurado por aferição de DEPs, Índice para Lucratividade e ultrassonografia de carcaça. Os touros em oferta vão positivos para área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (a de cobertura, EGS) e marmoreio (MAR).

Portanto, a ILMA dispõe das mais modernas ferramentas de seleção genética e é outro importante criatório que trabalha para o fornecimento de touros provados para cruzamento industrial moderno e tecnificado, principalmente aqueles que vislumbram a produção de carne diferenciada, meritória de premiação nos melhores frigoríficos. “Oferecemos carcaça e desempenho únicos na raça”, explica Adriano.

Os destaques do leilão provenientes da ILMA começam com pacotes de sêmen de três dos cinco reprodutores que possui em central de coleta. Acarajé é o último Grande Campeão Nacional (2013). Trata-se de um reprodutor mocho natural com ótima caracterização racial, pigmentação, pelagem e carcaça, além de precocidade e rusticidade.


Os outros são Golden 12824 e Juri da Prata 13344 P1, Elite Prata na PCAD ILMA 4.0 2021. Ambos os touros apresentam AOL com acabamento de gordura e marmoreio muito bem equilibrados; excelente caracterização racial e precocidade, pertencente a uma genealogia campeã 95% MN, de grande produtividade e desempenho


Outro lote aguardado traz Juri da Ouro 13385 MN da ILMA, escolhido pelo renomado Alexandre Zadra como o “melhor Touro da PCAD ILMA 2021”. Ele é filho de E-Duke da ILMA, grande raçador da atualidade que vem deixando produção de grandes resultados em diversos planteis.

O Juri 13385 também vem se apresentando como uma grande promessa mediante os resultados apresentados em provas, coletada de DEPs e seu desenvolvimento da fase jovem até a adulta. Trata-se de uma grande aposta e reserva da ILMA sacado para atender o convite especial para o evento. É um touro indicado para uso em vacas puras Canchim destinadas à formação de plantel.


Outro notável é o reprodutor 13404, mocho natural de três gerações, destaques de provas de desempenho na linhagem paterna. Na materna, o sangue está totalmente aberto. Trata-se de um reprodutor indicado para plantel de seleção.


Os interessados em touros e ou matrizes Canchim podem entrar no site da MF Leilões (www.mfleiloes.com.br), empresa leiloeira organizadora da promoção, e dar lances nos animais de seu interesse. O remate aceita lances progressivos, para batida final do martelo em 9 de novembro. Atente para as condições especiais de pagamento e áreas de frete livre.

Destaques do Canchim Canta Galo

Outro convidado peso pesado da raça é o selecionador Valentin Suchek, que assina o trabalho do Canchim Canta Galo, com propriedade em Itapetininga (SP), criador desde 1992 que venderá 17 touros e um lote único de três novilhas. É mais um criador voltado à produção de touros para cruzamento industrial, com plantel de continuado melhoramento genético.


Assim como a Mangalba, a Canta Galo já fez touros de central de inseminação artificial, como Urdado, campeão nacional e Elite Ouro na Prova da ABCCan realizada na CRV Lagoa, em 2010. Desde o início, Suchek participa de todas as provas da raça, a cada ano, por exemplo, na já citada PCAD, sempre destacando bovinos como Elite.


Entre eles estão 5295 Meandro MN Canta Galo, Bronze na PCDA ILMA 2021; 5496, Elite PCAD TEA 2021; 5552, Superior Plus da PCAD ILMA 2021; e 6003, Prata PCAD ILMA 2021. Todos são puros, registrados, rustificados em campo, com exame andrológico confirmado e prontos para o trabalho pesado de cobertura em regime de pasto.

No dia 8 de novembro, véspera do 1º Leilão Virtual MF Canchim Mangalba e Convidados, às 19h30, acontece um “live” onde investidores e pecuaristas poderão apreciar toda a oferta do remate. O anfitrião e seus convidados estarão ao lado do leiloeiro rural Devanir Ramos em bate-papo tirando dúvidas e apresentando seus respectivos trabalhos.

A raça Canchim e seus touros

Além de carcaça avantajada e pesada nas crias F1, o Canchim apresenta excelente índices de AOL, EGS e MAR, e robustez já que aos 23 meses de idade, apresenta peso médio de 23 arrobas e rendimento de carcaça de 56%. (Crédito: Arquivo Canchim ILMA)

O gado Canchim passou por verdadeira transformação de biotipo e mudança de rumos, trazendo frame corporal mais moderado e grande precocidade, sem perder a carcaça frigorífica avantajada, com profundidade e cumprimento. Seu touro é adaptado ao clima quente e mostra alta libido. É imbatível na monta natural, com melhor aproveitamento da vacada.


Além disso, produz bezerros rústicos, precoces e bons ganhadores de peso. Na desmama, suas crias apresentam uma ou mais arrobas quando comparadas às de origem Nelore. Os machos atingem ponto de abate cerca de seis meses antes de seus congêneres anelorados, sob engorda em pastagem.

As fêmeas meio-sangue Canchim, por serem precoces, atingem ponto de cobertura também uns seis meses antes das azebuadas, demonstrando boa habilidade materna. Já os machos meio-sangue encurtam o ciclo de produção, colocam 15% a mais de peso no gancho e favorecem a antecipação de receita para o negócio pecuário.


O reprodutor Canchim, por sua alta libido, é ideal para repasse nos programas de IATF e altamente indicado para cruzamento com fêmeas F1 Angus, fazendo bezerros three cross superprecoces e pesados sem perder qualidade de carne. Em função desse desempenho, a demanda por touros da raça em centrais de inseminação é crescente.


Em diferentes tipos de vacas, agrega carcaça, precocidade e ganho de peso nos bezerros, mantendo a rusticidade em regime de criação exclusivamente a campo. Bezerros meio-sangue Canchim são apreciados pelos confinamentos, pelo alto índice de conversão alimentar e ganho de peso. Além disso, são padronizados em conformação e pelagem.


MARISPAN_1270x190 (1) (1).gif
bottom of page