Novembro no Circuito Nelore de Qualidade
- Por revistanelore
- 2 de dez.
- 23 min de leitura

A ACNB divulga as cidades onde aconteceram os eventos realizados para apresentar os resultados sobre a qualidade do rebanho brasileiro.
Novembro marcou um mês muito positivo do Circuito Nelore de Qualidade, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) desde 1999, o objetivo do CNQ é fortalecer e promover a melhoria da genética Nelore brasileira, com uma forte contribuição para a evolução da raça, além de seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
O Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Conheça as cidades que passaram pelo Circuito Nelore de Qualidade.
Diamantino (MT)

O Circuito Nelore de Qualidade bateu recorde para o Mato Grosso. Na etapa de Diamantino (MT), em outubro, foram avaliados 5.908 animais, volume 76% superior ao registrado na mesma cidade, no ano passado, quando 3.354 bovinos foram abatidos.
A etapa, na unidade do Friboi, foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), idealizadora do Circuito, e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.
“A etapa de Diamantino mostrou, mais uma vez, a força e o comprometimento da pecuária mato-grossense com a produção de carne de qualidade. Esse recorde no estado resulta do trabalho sério dos pecuaristas e reforça o papel fundamental do Circuito Nelore de Qualidade para medir resultados, orientar decisões e valorizar quem produz com excelência”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
Ao todo, 4.796 machos não castrados e 1.112 fêmeas tiveram suas carcaças avaliadas a 24ª etapa nacional do Circuito, em 2025. Do total, 1.476 animais foram terminados a pasto e 4.432 vieram do confinamento. A etapa recebeu animais de 26 pecuaristas, de 20 municípios mato-grossenses.
Melhor lote de carcaças de machos
Entre os machos avaliados, 96% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes, o que indica menos de 3 anos de idade. O peso médio atingiu 21,8 arrobas e 69% dos animais tinham cobertura de gordura mediana.
A medalha de ouro do melhor lote de carcaças de machos foi entregue à Agropecuária Passo do Lobo (Nova Mutum/MT), enquanto a prata foi para Sérgio Martins Villela, da Fazenda Jacamim (Nova Mutum/MT). A SLC Agrícola, Fazenda Planorte I (Sapezal/MT), conquistou a medalha de bronze.
Melhor lote de carcaças de fêmeas
Entre as fêmeas avaliadas, 96% tinham até quatro dentes incisivos permanentes. O peso médio foi de 16,5 arrobas, com 93% dos animais com cobertura de gordura mediana.
A medalha de ouro foi para Carlos Ricardo Camargo Garcia, da Fazenda São Carlos da Vargem Comprida (Santa Rita do Trivelato/MT). A medalha de prata ficou com Marlon Fedrizzi, da Fazenda Barra do Matrincha 01 (Brasnorte/MT). Mônica Fenner Ramos, da Fazenda Fim da Picada (Nova Mutum/MT), completou o pódio – essa propriedade também recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas a pasto.
“Esse prêmio mostra que ainda temos muito a ajustar, estamos no início da caminhada, mas estamos no caminho certo. Contamos também com o apoio dos nossos fornecedores, da equipe de assessoria, todos muito engajados desde o começo. Essa é a integração, literalmente: a união entre gerentes, agricultura, pecuária. É isso que faz tudo acontecer”, declara Carlos Ricardo Camargo Garcia, proprietário da Fazenda São Carlos da Vargem Comprida.
Barra do Garças (MT)

Barra do Garças (MT) foi sede da 22ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, nos dias 6, 7 e 8 de outubro. A etapa ocorreu na sede da Friboi da cidade, onde 4.057 animais de 25 pecuaristas foram avaliados.
A ação foi resultado de parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico.
Do total de animais, 2.935 eram machos não castrados, sendo que 86% deles possuía até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 69% tinham cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,9 arrobas.
Já entre as 1.572 fêmeas, 84% contavam com até dois dentes incisivos permanentes e 86%, com cobertura de gordura mediana. O peso médio chegou a 16,4 arrobas.
“A etapa de Barra do Garças foi um completo sucesso. Todos os 4.057 animais avaliados apresentaram excelente qualidade, fruto do ótimo trabalho dos neloristas da região”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e esperamos que as próximas etapas mantenham o nível de sucesso.”
Melhores lotes de carcaças de machos
A Agropecuária Roncador, de Querência/MT, recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos. Paulo Sérgio Aguiar, da Fazenda Sol Nascente (Novo São Joaquim/MT) conquistou a medalha de prata e André de Morares Zucato, da Fazenda Vila Rica (Pedra Preta/MT), ficou com a medalha de bronze.
Na premiação de melhor lote de carcaças de machos a pasto, Tarcírio Antônio Gebert, da Fazenda Buriti (Poxoréu/MT), foi agraciado com a medalha de ouro.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Antônio Aparecido Savegnago, da Fazenda Santo Reis (Barra do Garças/MT) recebeu a medalha de ouro. A Agropecuária Roncador recebeu a medalha de prata e a medalha de bronze ficou com Silvio Atala Junqueira Franco, da Fazenda da Mata (Novo São Joaquim/MT).
“Foi uma oportunidade de mostrar o potencial do nosso trabalho e dedicação. Ganhar esse Circuito é mais que um prêmio, é o reconhecimento do esforço coletivo, da paixão e compromisso pela pecuária. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa jornada e contribuíram para alcançarmos esse resultado e à organização, por proporcionar um evento tão importante para a valorização da raça Nelore e da pecuária brasileira”, comenta Guilherme Venancio Alves, gerente administrativo da Fazenda Santo Reis.
Imperatriz (MA)

A 29ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 foi realizada na Fribal da cidade de Imperatriz, no Maranhão, nos dias 6 e 7 de novembro. Onze pecuaristas inscreveram 1.108 animais. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico.
Do total dos animais, 78% apresentavam até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) e 59% possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 23 arrobas.
“Imperatriz marcou positivamente mais uma etapa de qualidade para o Circuito. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos. Foram 308 machos terminados em pastagens e 800 terminados em confinamento avaliados, demonstrando a excelência dos pecuaristas da região com a raça Nelore”, destacou André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos terminados em confinamento
O primeiro lugar de melhor lote de carcaça de machos terminados em confinamento ficou com CFSO Agropecuária, da Fazenda São João (Campestre do Maranhão/MA), que recebeu a medalha de ouro. João Batista Mariano Carneiro Filho, da Fazenda Altamira (Açailândia/MA) garantiu a prata e Almir Simões Vieira Filho, da Fazenda Dona Célia, (Senador La Rocque/MA) ficou com o bronze.
Melhores lotes de carcaças de machos terminados em pastagens
Otilio Sirqueira Lima, da Fazenda Novo Horizonte (Açailândia/MA) foi quem conquistou a medalha de ouro de melhor lote de carcaça de machos terminados em pastagens.
“Esta foi a 4ª etapa do circuito em Imperatriz e participamos desde o primeiro evento, o que nos permitiu olhar para dentro do nosso sistema de produção em busca de melhorias e aperfeiçoamento. O prêmio veio como evidência das melhorias que fizemos desde a primeira etapa e representa a coroação de um trabalho longo de ciclo completo”, destacou Lima.
O segundo lugar, com a medalha de prata, foi para Roque Jeremias Bercht, da Fazenda Salmourão (Ribamar Fiquene/MA) e Evandro Ribeiro Cerqueira Júnior, da Fazenda Pontal (Cidelândia/MA) recebeu a medalha de bronze.
Marabá (PA)

A 25ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 foi realizada na Friboi de Marabá (PA) no último dia 18 de outubro. Ao todo, 904 animais de oito pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado da parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o próprio frigorífico.
Entre os animais avaliados, 733 animais eram machos não castrados, sendo que 83% deles tinha até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), com o peso médio de 21,5 arrobas.
Já entre as fêmeas, das 171 analisadas, 94% possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 70% apresentaram cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 14,3 arrobas.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos na etapa realizada em Marabá. Todos os animais eram de excelente qualidade, frutos do ótimo trabalho dos pecuaristas da região, dedicados em apresentar a superioridade da carne Nelore”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhores Lotes de Carcaças de Machos
Hélio Moreira da Silva Júnior, da Fazenda Palmeiras (Itupiranga/PA), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos. Pedro Miranda de Oliveira Júnior, da Fazenda Estrela do Norte (Marabá/PA) recebeu a medalha de prata e Itamar José de Almeida, da Fazenda Samara (São Félix do Xingu/PA), ficou com a medalha de bronze. Hamilton Cesar Cardoso Arruda, da Fazenda Muriçoca I (Marabá/PA), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos a pasto.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Pedro Miranda de Oliveira Júnior, da Fazenda Santa Terezinha (Curionópolis/PA), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Thiago Gomes de Melo, da Fazenda Cachoeira (Novo Repartimento/PA) ficou com a prata e Ricardo Lopes Coelho, da Fazenda Jatobá (Marabá/PA) ganhou o bronze.
Mozarlândia (GO)

O Circuito Nelore de Qualidade, maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, tem um novo recorde: 6.550 animais de 31 pecuaristas foram analisados na Friboi de Mozarlândia (GO), em etapa realizada entre 27 e 29 de outubro. O total é 28% superior à marca histórica obtida pela mesma unidade em 2024, quando foram inscritas 5.100 cabeças de gado.
A etapa realizada na cidade foi resultado de parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Goiana do Nelore (AGN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
“Este foi um resultado fantástico! Mozarlândia, mais uma vez, demonstra sua força e representatividade dentro do Circuito Nelore de Qualidade. O município foi responsável por uma parcela expressiva do total de animais avaliados nesta edição, o que enche de orgulho e confirma o comprometimento dos neloristas com a pecuária moderna e a qualidade da carne que chega ao consumidor”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
Para Luiz Henrique Silva Reis, um dos responsáveis pela compra do gado na unidade da Friboi, “a etapa foi excelente, melhor impossível. Os pecuaristas que participaram ficaram muito satisfeitos e o evento trouxe ótimos resultados para toda a região”. Ainda de acordo com ele, “o gado Nelore se mostra muito adequado tanto para o frigorífico quanto para o produtor e o Circuito incentiva cada vez mais pessoas a participarem”.
Do rebanho avaliado, 5.650 eram machos não castrados, com 83% apresentando até dois dentes incisivos permanentes (ou seja, com até 2 anos de idade) e peso médio de 21,5 arrobas. Já entre as 900 fêmeas analisadas, 97% também tinham até dois dentes incisivos permanentes e 92% apresentavam cobertura de gordura mediana. Já o peso médio delas ficou em 16,6 arrobas.
“Os números e os resultados das análises mostram o investimento constante dos criadores em tecnologia e genética. A cada etapa, vemos rebanhos mais bem preparados, com carcaças de excelente acabamento e foco em eficiência produtiva. O que aconteceu em Mozarlândia foi, de fato, um show de qualidade”, completa o presidente da ACNB.
Melhores lote de carcaças de machos
Entre os melhores lote de carcaças de machos, o primeiro lugar ficou com Bisnamut Pedro Ferreira de Sena, da Fazenda Jaçanã (Bonópolis/GO). Ele recebeu a medalha de ouro. O prêmio de prata foi para José Francisco Ferreira de Sena, da Fazenda Novo Lar (Araguaçu/TO) e Evaldo Vicentini, da Fazenda Brasília (Jussara/GO) recebeu o bronze.
Melhores lote de carcaças de fêmeas
O prêmio máximo de melhor lote de carcaças de fêmeas foi conquistado por Guilherme Borges de Freitas, da Fazenda Boa Sorte II (Quirinópolis/GO). “Foi uma grande satisfação participar da etapa realizada em Mozarlândia. O evento, mais uma vez, demonstrou a importância de iniciativas como essa para promover a excelência na pecuária brasileira e receber uma medalha foi motivo de muito orgulho para mim e toda a equipe envolvida na produção. É um reconhecimento que reforça nosso compromisso com a melhoria contínua dos nossos processos e com a busca por resultados que atendam aos mais altos padrões de qualidade”, destacou o ganhador da medalha de ouro.
O segundo lugar, com a medalha de prata, foi entregue a Rogério Palmeira Mota, da Fazenda Recanto das Flores (Nova Crixás/GO). João Paulo de Almeida Nogueira, da Fazenda Camarinha (Jaú do Tocantins/TO) completou o “pódio”, com o bronze.
Santana do Araguaia (PA)

Foram 741 animais avaliados, sendo 457 machos não castrados e 284 fêmeas, 582 animais terminados em confinamento e 159 terminados em pastagens, da criação de 12 pecuaristas participantes, com 14 lotes de animais vindos de propriedades de quatro municípios do estado do Pará.
Entre os Machos, 81% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 84% com cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,8 arrobas.
Melhor lote de carcaças de machos terminados em confinamento
Medalha de Ouro para Marco Antônio Gil, da Fazenda Guadalupe, em Santa Maria das Barreiras (PA). Medalha de Prata para Alexandre Rosa Vilela, da Fazenda Patropi, em São Félix do Xingú (PA). Medalha de Bronze para Ronaldo Venceslau Rodrigues da Cunha, da Fazenda Terra Roxa, em Santa Maria das Barreiras (PA).
Melhor lote de carcaças de machos terminados em regime de pasto
Medalha de Ouro para Rubens Eduardo Sauer Marcondes Pereira, da Fazenda São João Batista e Camaçari, em Santana do Araguaia (PA). Medalha de Prata para Jocelito Krug, da Fazenda Solo Vermelho II e III, em Santa Maria das Barreiras (PA). Medalha de Bronze para Anael Rezende da Silva, da Fazenda Bela Colina, em Santana do Araguaia (PA).
Entre as fêmeas, 82% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade), com 91% dos animais apresentando cobertura de gordura mediana e uniforme. O peso médio de 14,8 arrobas.
Melhor lote de carcaças de fêmeas
Medalha de Ouro para Gisele Biasi Godói, da Fazenda Mula Preta, em Cumaru do Norte (PA). Medalha de Prata para Paulo Henrique Goulart Fernandes Dias, da Fazenda Paraporã II, em Cumaru do Norte (PA). Medalha de Bronze para Bruno da Costa Marquez, da Fazenda Nossa Senhora do Carmo, em Cumaru do Norte (PA).
Alta Floresta (MT)

O Circuito Nelore de Qualidade 2025 teve a avaliação de 760 animais em sua 23ª etapa nacional deste ano, realizada na Friboi de Alta Floresta (MT). De 13 a 15 de outubro, foram analisadas as carcaças de 660 bovinos terminados em confinamento e 100 a pasto, inscritos por quatro pecuaristas. A etapa foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Entre os 670 machos, todos não castrados, 93% possuía até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), com peso médio de 21,8 arrobas.
Das 90 fêmeas, 77% dos animais tinha até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos) e 81% apresentou cobertura de gordura mediana. O peso médio chegou a de 14,7 arrobas.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta etapa realizada em Alta Floresta. Os animais apresentados demonstraram a excelência da genética da raça Nelore, refletindo o comprometimento e o trabalho de qualidade dos produtores da região. É gratificante ver o alto nível dos animais e o esforço dos criadores em aprimorar ainda mais a produção", comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos foi entregue a André de Moraes Zucato, da Fazenda Mano Júlio VI (Ipiranga do Norte/MT). Devanir Della Rosa, da Fazenda Rosane (Nova Bandeirantes/MT) recebeu a medalha de prata e Alceu Elias Feldmann, da Fazenda Vale do Juruena I (Nova Bandeirantes/MT) ficou com a medalha de bronze.
Della Rosa também recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos a pasto.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Cristiano Rizzutto Lemos, da Fazenda Araguáia (Alta Floresta/MT), recebeu a medalha de ouro da categoria de melhor lote de carcaças de fêmeas.
Canhotinho (PE)

A 20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou pela cidade de Canhotinho (PE) no dia 2 de outubro, com a avaliação de 600 animais, de 24 pecuaristas participantes, em unidade local da Masterboi. A etapa foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Do total de animais, 540 eram machos não castrados. Nesse grupo, sendo 76% dos animais apresentava até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), com o peso médio de 20,3 arrobas. Já entre as fêmeas, 60 ao todo, 70% tinha dentição de leite completa (menos de 2 anos) e 95% contava com cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio delas foi de 13 arrobas.
"A etapa em Canhotinho foi um grande sucesso. Esta foi a quinta edição realizada em quatro anos. É impressionante vermos o crescimento da participação dos produtores, e principalmente a evolução da qualidade dos animais avaliados. O raio de atuação desta unidade do Masterboi extrapola as divisas do estado de Pernambuco, assim, tivemos a participação de animais vindos também de Alagoas e da Bahia”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Os produtores dos melhores lotes da etapa foram premiados em prestigiado evento realizado pela Masterboi, na noite do dia 02, em Garanhuns/PE.
Melhores lotes de carcaças de machos terminados em confinamento
A Agropecuária Angelim, da Fazenda Santa Rosa (Murici/AL), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos terminados em confinamento. A medalha de prata ficou com Group 8 Brasil Pecuária, da Fazenda Calumbi (Inhambupe/BA) e a medalha de bronze foi para Manacá Agropecuária, da Fazenda Providência (Atalaia/AL).
Melhores lotes de carcaças de machos terminados em pastagens
Na avaliação de melhor lote de carcaças de machos terminados em pastagens, Rolderick Lins de Brito, do Sítio Peri Peri (Buíque/PE), ganhou a medalha de ouro. Luis Carlos Almeida de França, da Fazenda Santa Maria (Belém/AL) recebeu a medalha de prata e Aluísio José Moura Dubeux, da Fazenda Gameleira (Bonito/PE) ficou com a medalha de bronze.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
André Costa de Mendonça, da Fazenda São Miguel (Angelim/PE), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Silvio Celso de Lira Pessoa, da Fazenda Santa Maria Maior (Limoeiro de Anadia/AL), ficou com a medalha de prata, e a medalha de bronze foi para Ricardo Barreto Dantas, da Fazenda Novo Horizonte (São Sebastião/AL).
Vilhena (RO)

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou a 18ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 na sede da Friboi em Vilhena (RO), no dia 25 de setembro. A etapa foi resultado de parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore de Rondônia (ACNR) e a ACNB, com a Matsuda Sementes e Nutrição animal e o próprio frigorífico.
No total, os nove pecuaristas participantes inscreveram para avaliação 644 machos não castrados, todos terminados em confinamento, sendo que 68% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade), com peso médio de 12,5 arrobas.
"A etapa realizada em Vilhena foi um absoluto sucesso, todos os animais de ótima qualidade que mostram toda a excelência da carne Nelore. Estamos orgulhosos dos resultados obtidos e esperamos que as próximas etapas tenham o mesmo nível de relevância”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
Ilson Parrão, da Fazenda Progresso (São Francisco do Guaporé/RO) recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos. “Ficamos muito honrados com esse resultado, que é fruto de um grande esforço coletivo. Contamos com o apoio dos nossos colaboradores, que juntos contribuem para alcançarmos um desempenho tão positivo. Receber essa medalha de ouro é motivo de grande orgulho para todos nós”, comenta o vencedor.
A medalha de prata ficou com Maria Abadia de Oliveira, da Fazenda Baco Pari (Santa Luzia D’Oeste/RO) e a medalha de bronze foi para Fabíola Santana, da Fazenda Presidente Hermes (Presidente Médici/RO).
Araputanga (MT)

A 21ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou por Araputanga (MT) em 3 de outubro, com a avaliação de 799 animais de oito pecuaristas. A etapa foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do frigorífico Friboi – que sediou a iniciativa em sua unidade local.
Do total de animais, 399 eram machos não castrados, com peso médio de 22,8 arrobas. A presença de dois dentes incisivos permanentes foi identificada em 76% do rebanho, o que indica uma idade menor que 2 anos. Além disso, 83% do gado tinha cobertura de gordura mediana.
Entre as fêmeas, 400 ao todo, 88% possuía até dois dentes incisivos permanentes e todas apresentaram cobertura de gordura mediana e uniforme. O peso médio foi de 16,7 arrobas.
“A etapa realizada em Araputanga foi um absoluto sucesso. Todos os animais apresentados demonstraram de altíssima qualidade, representando a excelência da carne Nelore. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e estamos confiantes de que as próximas etapas terão o mesmo nível de qualidade”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
Pedro Correa Neto, da Lagoa Bonita (Cáceres/MT), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos. A medalha de prata ficou com Hermes Correa, da Fazenda Velho Barreiro (também de Cáceres) e a medalha de bronze foi para Luiz Andress Soares, da Fazenda Água Rica (Indiavaí/MT) .
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Wallace Antunes Gonçalves, da Fazenda Morada do Sol, recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Jacob Huck Neto, da Fazenda Primavera, recebeu a medalha de prata e a medalha de bronze ficou com Henriqueta Fatima do Amaral Correa, da Fazenda Vitória. As três propriedades ficam em Cáceres.
“Sempre acreditamos no Nelore. É um animal de muita rusticidade, que teve uma evolução genética muito grande e, hoje, tem uma carcaça muito boa. Estamos muito orgulhosos por termos recebido essa medalha de ouro”, comenta Gonçalves.
Ituiutaba (MG)

A 19ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou pela cidade de Ituiutaba (MG) no último dia 30 de setembro. Lá, 2.229 animais, de 11 pecuaristas, foram avaliados em unidade da Friboi. A etapa foi resultado de parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Todos os animais desta etapa eram machos não castrados e terminados em confinamento, com peso médio de 21,7 arrobas. Após a análise das carcaças, foi possível verificar que 92% possuía até quatro dentes incisivos permanentes – o que significa uma idade de aproximadamente 3 anos – e 89% tinha cobertura de gordura mediana.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos nessa etapa do Circuito, realizada em Ituiutaba. Todos os animais eram de ótima qualidade, que mostram a qualidade da carne Nelore e o excelente trabalho dos neloristas da região. Parabenizamos a todos os pecuaristas pelo empenho e dedicação”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
A Agroporto Agricultura e Pecuária, da Fazenda São José do Paranaíba (Tupaciguara/MG), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos. Adilon da Costa Mamede Júnior, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Ipiaçu/MG), ficou com a medalha de prata, e Ademir Ferreira de Mello, da Fazenda Planalto (Conceição das Alagoas/MG), ganhou a medalha de bronze.
Andradina (SP)

A unidade da Friboi na cidade de Andradina (SP) recebeu a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no último dia 4 de novembro, quando 1.581 animais de seis pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico.
Do total dos animais, todos machos, 75% deles apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (ou seja, até 2 anos de idade) e 80% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,9 arrobas.
“Andradina foi sede de mais uma etapa de sucesso do Circuito. Foram 1.581 bovinos de excelente qualidade, resultado de um trabalho de excelência de todos os pecuaristas da região com a raça Nelore. Com certeza estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos foi para Adam Perrone Sammour, da Fazenda Maravilha (Colina/SP). Hélio Garcia da Costa Júnior, da Fazenda da Mata (Barretos/SP) garantiu a prata e Palmares Campo e Grãos, da Fazenda Santa Maria (Palestina/SP) ficou com o bronze.
Casa de Tábua (PA)

A Friboi de Casa de Tábua, no Pará, foi sede da 31ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no último dia 12 de novembro, quando 471 animais de oito pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Do total de animais, 80% dos machos possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de dois anos de idade) e o peso médio foi de 19,8 arrobas.
Já entre as fêmeas, 98% delas apresentavam até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade) e 78% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 13,8 arrobas.
“Foram avaliados 471 animais de excelência, que fizeram parte de mais uma etapa de sucesso do Circuito Nelore de Qualidade 2025. Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos, que mostraram todo o trabalho árduo que os pecuaristas da região têm com a raça Nelore”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
O primeiro lugar de melhor lote de carcaças de machos, que garantiu a medalha de ouro, ficou com Alexandre Rosa Vilela, da Fazenda Patropi (São Félix do Xingú/PA). A prata foi para a Fazenda Araguaia Agropecuária (Santa Maria das Barreiras/PA) e o bronze terminou com a para a Agropecuária Santa Olímpia, da Fazenda Nova Vida (Santana do Araguaia/PA).
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Gisele de Biasi Godói, da Fazenda Mula Preta (Cumaru do Norte/PA) ganhou a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. A Agro Cumuru, da Fazenda Belo Horizonte (Santa Maria das Barreiras/PA) garantiu a prata e Bruno da Costa Marquez, da Fazenda Nossa Senhora do Carmo (Cumaru do Norte/PA) ficou com o bronze.
Itapetinga (BA)

O Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou pela unidade da Friboi do município de Itapetinga nos dias 30 e 31 de outubro, quando 1.305 animais de 12 pecuaristas foram analisados na 27ª etapa nacional. A ação foi resultado de parceria entre Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN) e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Do rebanho analisado, 919 eram machos não castrados, com 73% dos animais com até dois dentes incisivos permanentes (até 2 anos de idade) e peso médio de 21,4 arrobas. Já entre as 116 fêmeas avaliadas, 90% também apresentavam até dois dentes incisivos permanentes e o peso médio delas ficou em 15,4 arrobas.
“A etapa em Itapetinga foi um grande sucesso e esperamos que as próximas mantenham o nível de excelência. A dedicação dos neloristas é fundamental para a qualidade do gado e melhorar a genética da raça em todo o país”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhores lotes de carcaças de machos
A Agropecuária Pontal, da Fazenda Conjunto Piancó (Itagibá/BA) recebeu a medalha de ouro em melhor lote de carcaças de machos a pasto e de confinamento.
“É um trabalho de seleção forte, produzindo animais mais musculosos, com melhor conversão, em que alcançamos um rendimento médio de 58% de carcaça no Circuito, este ano. Temos muito orgulho por cada resultado colhido pois cada ano buscamos nossa evolução, em produzir mais com mais qualidade. O orgulho é coletivo, porque tudo aqui é movido por pessoas, resultados e excelência”, destaca Eduardo Amaral, diretor da Agropecuária Pontal.
A Captar Agrobusiness e Confinamento, da Fazenda Captar West Bahia Farm (Luís Eduardo Magalhães/BA) garantiu a medalha de prata e Luiz Ricardo Vieira Alves, da Fazenda Jaraguá (Encruzilhada/BA) ficou com o bronze.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
Entre os melhores lotes de carcaças de fêmeas, quem venceu e recebeu a medalha de ouro foi Thiago Ramos Lima, da Fazenda Retiro (Iuiú/BA). A Agropecuária Pontal recebeu a prata em fêmeas em confinamento e o ouro em fêmeas a pasto. Já a medalha de bronze ficou com a Aliança da Bahia Agropecuária S/A, da Fazenda São Roque (Nazaré/BA).
Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)

A quinta etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, nos dias 21 e 22 de outubro, onde foram avaliados 626 animais de 15 pecuaristas. A etapa é organizada no país pela Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu), em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e com o frigorífico Fridosa.
Do total de animais, foram avaliados 389 machos não castrados, sendo que 84% possuíam dentição de leite completa (entre 18 e 20 meses de idade) e 61% deles apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 20,6 arrobas.
Já entre as fêmeas, 237 foram avaliadas, sendo que 84% do rebanho tinha até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos) e 99% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 16 arrobas.
"Animais jovens, pesados quando comparados com o peso médio de abate no país, e com boa terminação foram os destaques da etapa", comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. "Os neloristas bolivianos tem conquistado um grande espaço no Circuito, devido a qualidade de seus bovinos. É gratificante ver todo esse trabalho e dedicação dos criadores do país, focados no crescimento da raça. Ficamos felizes com os resultados obtidos e esperamos que as próximas etapas tenham o mesmo nível de excelência."
Melhores lote de carcaças de machos
O prêmio de melhor lote de carcaças ficou com André Saavedra Aponte, da Hacienda Sonia Pilar Sur (de cidade de Cabezas). Ele recebeu a medalha de ouro.
A prata foi atribuída a Mário Ignácio Anglarill Serrate, Ganaderia El Trebol (Cabezas). Já o bronze foi conquistado por Alejandro Ribera Guardia, da Estância Parabanó (Pailón).
Alberto Asato, da Hacienda La Fortuna (Carmen Rivero Torrez), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos terminados em pastagens com suplementação.
Melhores lote de carcaças de fêmeas
Já entre os melhores lote de carcaças de fêmeas, quem venceu e recebeu a medalha de ouro foi Mário Ignácio Anglarill Serrate, da Ganaderia El Trebol (Cabezas).
A medalha de prata ficou com Marcelo Fernando Muñoz Añez, da Cabaña Moxos (Okinawa) e a de bronze terminou com Roberto Jonas de Macedo, da Hacienda Gamelera (San Ignácio).
Campo Grande (MS)

A última etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2025 ocorreu na unidade II da Friboi de Campo Grande (MS), no último dia 18 de novembro, quando 2.209 animais de 18 pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Do total avaliado, 1.977 animais eram machos, dos quais 91% apresentavam até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade inferior a 2 anos; além disso, 78% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio chegou a 21,2 arrobas.
Entre as fêmeas, foram avaliadas 232, das quais 82% apresentavam até dois dentes incisivos permanentes e 85% exibiram cobertura de gordura mediana e uniforme. O peso médio foi de 14,9 arrobas.
“Encerramos em Campo Grande uma etapa marcante do Circuito, com a avaliação de 2.209 animais, que demonstraram a força da genética Nelore e o compromisso dos produtores. Os resultados apresentam a evolução da pecuária nacional, consolidando o Nelore como protagonista da pecuária no país”, comenta Victor Miranda, presidente da ACNB.
“Estamos orgulhosos dos resultados obtidos em Campo Grande e em todas as etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2025. Para o próximo ano, nossa expectativa é aumentar ainda mais a participação, fortalecer parcerias e seguir mostrando, em cada etapa, que o Nelore continua evoluindo”, finaliza Miranda.
Melhores lotes de carcaças de machos
A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos foi para Sérgio Bryan Correa, da Fazenda Prudente da Serra (Bodoquena/MS). Santa Vergínia Agropecuária e Florestal, da Fazenda Santa Vergínia (Santa Rita do Pardo/MS) garantiu a prata e BRPEC Agropecuária, da Fazenda Cristo Redentor (Miranda/MS) ficou com o bronze.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
LM Pecuária, da Fazenda Olhos D’Água (Aquidauana/MS) recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Sérgio Pignatari Malmegrim, da Fazenda Vertente (Água Clara/MS), ficou com a prata. Já Antônio Celso Chaves Gaiotto, da Fazenda Santo Antônio da Conquista (Terrenos/MS), garantiu o bronze e também conquistou a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas a pasto.



