top of page
BANNER_MELHORE_1270X190.jpg

Expoinel 2025: a vitrine da raça Nelore no Brasil

  • Foto do escritor: Por revistanelore
    Por revistanelore
  • 11 de nov.
  • 4 min de leitura

O Parque Fenando Costa, em Uberaba (MG), abre suas portas para a maior exposição de Nelore do Brasil, em sua 54ª edição, de 13 a 19 de outubro de 2025.


As pistas da Expoinel representam a mais importante vitrine da raça Nelore. É aqui que a qualidade genética se confirma e se projeta para o contínuo aprimoramento genético da pecuária.
As pistas da Expoinel representam a mais importante vitrine da raça Nelore. É aqui que a qualidade genética se confirma e se projeta para o contínuo aprimoramento genético da pecuária.

Os portões do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), estão começando a se abrir para um dos maiores e mais importantes eventos da pecuária brasileira. Ele reunirá técnicos de campo, profissionais do setor de insumos, criadores e animais das variedades Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pe­lagens de todas as regiões do País.


As inscrições para a exposição estão abertas até 12 de outubro. Os animais entrarão no parque a partir de 9 de outubro e o julgamento acontecerá entre os dias 14 e 18, conduzido por jurado único para Mocho e Pelagens, e por três jurados, para o Nelore com chifres.


“As pistas da Expoinel representam a mais importante vitrine da raça Nelore. É aqui que a qualidade genética se confirma e se projeta para o contínuo aprimoramento genético da pecuária. Nossa expectativa é superar o sucesso da última edição, reunindo criadores de todo o Brasil e de países vizinhos, como a Bolívia, valorizando, cada vez mais, o Nelore – mais importante raça bovina do país”, afirma o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Victor Paulo Silva Miranda.


Como em outras edições, além do julgamento de animais haverá trocas técnicas (entre criadores, técnicos, empresas fornecedoras) sobre genética, nutrição, saúde, tecnologias de produção, e talvez novas ferramentas de avaliação (fenotípica, genômica). É possível afirmar que os criadores que investem em tecnologias avançadas devem se destacar no evento. 


Para Fernando Carvalho de Leite Barros, diretor técnico da ACNB, a Expoinel vem se firmando como uma amostra de maior importância dentro da raça Nelore, porque ela é o fechamento do ranking nacional.


“Os criadores levam os animais que tiveram melhor desempenho durante o ano todo do ranking. Nessa grade vitrine que é a Expoinel, podemos ver não só a quantidade, mas a qualidade do Nelore. É um evento onde estarão presentes os animais que estão no auge da sua performance, buscando o melhor resultado na final do ranking”.


Fernando completa seu comentário dizendo que na Expoinel terá as mais acirradas disputas de raças, em todos os segmentos do Nelore, seja no padrão, no mocho, ou no varredor de pelagem. “A Expoinel de 2025 promete ser das mais acirradas, das mais disputadas e com de maior qualidade nos últimos anos, confirmando um momento de muito crescimento na raça nelore”.


“No ranking, os animais mais premiados são os mais valorizados. E os leilões da Expoinel vão mostrar, com certeza, essa importância”, afirma Fernando Barros, diretor técnico da ACNB.
“No ranking, os animais mais premiados são os mais valorizados. E os leilões da Expoinel vão mostrar, com certeza, essa importância”, afirma Fernando Barros, diretor técnico da ACNB.

Quanto aos critérios de julgamento que serão utilizados durante a Expoinel, Fenando enfatiza que não é o critério de um jurado ou três, mas a busca pela valorização na busca do desenvolvimento do Nelore. “São formas distintas de avaliação por conta do número de jurados apenas. O que se busca é um resultado equilibrado, resultado que mostre o melhor que a raça Nelore está apresentando hoje”.


Outro ponto importante que o diretor técnico da ABNB ressalta sobre a Expoinel é em relação aos leilões de animais. Segundo Fernando, o momento do Nelore hoje, comercialmente falando, é um dos mais importantes da história. É a demonstração de que um ranking nacional dentro desse mercado é muito importante.


“No ranking, os animais mais premiados são os mais valorizados. E os leilões da Expoinel vão mostrar, com certeza, essa importância. Muitos animais de qualidade e a disputa muito acirrada, e já se preparando para o próximo ranking. Os criadores já começam a fazer seus investimentos nos melhores animais para já começar a disputar o ranking do próximo ano.  aqueles que se buscam os campeões, A gente espera uma valorização muito grande com relação ao ano passado, como a gente vem vendo nos demais eventos da raça nelore”, explica Barros.


“A Expoinel é a exposição que finaliza o ranking nacional”, comenta Victor Miranda, presidente da ACNB. “E é a única exposição que é obrigatória”, enfatiza. “Nós temos exposições estaduais obrigatórias, para o pessoal que é do Estado. A Expoinel é muito importante nacionalmente, quem não participa dela, está fora do ranking. Nós falamos que é, realmente, a etapa que finaliza o ranking, que é obrigatória, aonde os grandes criatórios vêm com força total, onde se decide o ranking do melhor expositor, melhor criador e campeão supremo”, continua.


Além dos cria­dores, existem também uma parte do público que são investidores na raça, que também participam ativamente da Expoinel e que, eventualmente, podem concorrer para ser campeão supremo. “A somatória dos pontos do criador e do expositor somando as duas pontuações, ganha o título de campeão supremo”, explica Victor.

“Necessariamente, não precisa ser um criador para participar. Se você for um investidor, que comprou uma quantidade de animais de ponta, pode concorrer para ser o campeão supremo. Já o criador é aquele que tem a marca na vaca, que insemina, cuida do bezerro, bota a marca no bezerro. Todos são importantes, mas o mais importante, que eu dou mais valor é do criador, que realmente foi criado por aquele, por aquela, por aquela marca”


Para o presidente da ACNB, os leilões são muito importantes e muito disputados. “É uma briga ferrenha. Nós temos grandes criatórios, como a Rima, a Casa Branca, a Sabiá, do Henrique Juliano, do Lucente, do Gareth, da Mônica Marquette, Garriot, e vamos parar por aí. Ah! Tem a Heringer, a Monte Verde. Então, assim, a disputa é enorme. E o que uma vaca vale? Por que uma matriz vende aspiração e vende embrião caro? Exatamente, porque o que ela produz está ganhando na pista. O dia que o produto dela não ganhar, ela não terá mais valor de mercado”, finaliza Victor.

“A Expoinel é muito importante nacionalmente. Quem não participa dela, está fora do ranking”, diz Victor Miranda, presidente da ACNB.
“A Expoinel é muito importante nacionalmente. Quem não participa dela, está fora do ranking”, diz Victor Miranda, presidente da ACNB.

Comentários


1270x190-1.gif
nelore

Rua Tibério, 311 - Água Branca - São Paulo - SP

CEP: 05042-010 • Telefone:  (55) 11 3873-0854

Baixe o aplicativo e siga-nos nas redes sociais:

appstores-640_2.tif
appstores-640.tif
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page