top of page
Buscar
  • Foto do escritorMara Ramos

Dia de Campo Confraria e Fazenda Araponga

Se depender da tecnologia genética para o melhoramento da carcaça, o paradigma de que a Nelore produz carne ruim está com os dias contados.



A Confraria da Carcaça Nelore e a Fazenda Araponga, realizam dois Dias de Campo com informações e debates sobre o que há de mais novo em tecnologia e mercado para a produção da Carcaça Nelore de Qualidade.


O evento acontece nos dias 28 e 29 de janeiro de 2022, na Fazenda Araponga, em Jaciara, MT. O criador Shiro Nishimura, um dos pioneiros no uso da tecnologia de US para seleção de animais com características de qualidade, recebe criadores de todo o Brasil para o que considera uma verdadeira imersão no mercado de produção de carne gourmet.


“A pecuária brasileira tem potencial para assumir uma fatia de mercado crescente, que é o mercado gourmet. Hoje a tecnologia permite tanto produzir o Nelore puro com características de maciez e suculência que o mercado deseja, quanto utilizar essa genética em programas de cruzamento, melhorando ainda mais a qualidade dos animais meio sangue Angus ou Bradford, por exemplo”, argumentou o criador.

A programação começa no dia 28, sob o comando da Confraria da Carcaça Nelore, que reúne seus membros e convidados para assistirem palestras com os principais especialistas em diversos temas que passam pelo acasalamento corretivo, o bem-estar animal e o mercado de carne premium.


Já no dia 29, a Fazenda Araponga fará apresentação dos animais da safra 20/21, seguida de palestra e debate sobre o tema da carne de qualidade.


“São dois dias de imersão onde o participante poderá conhecer em profundidade os mecanismos de seleção para a qualidade, bem como o contexto desse mercado no Brasil e no mundo. Os participantes poderão ver resultados reais com possibilidade de dobrar o rendimento dos animais, com uso dessa genética selecionada”, informou a diretora da DGT Brasil, Liliane Suguisawa.

Confira a programação completa:


Dia de Campo Confraria da Carcaça Nelore

Dia 28/01/22 – 09h horário local


  • Bem-estar animal e sustentabilidade, com a Profa. Dra. Fernanda Macitelli, da UFMT

  • Manejo intensivo de pastagens, com Dr. Fernando Ongaratto, da Nutripura

  • Mesa redonda: Resultados obtidos por ultrassonografia de carcaça. Com médico veterinário Fernando Manzutti, Programa Geneplus (Acasalamento corretivo em gado PO através da U.S.); Márcio Mendes Lopes, Gestor da Fazenda Nkara (Acasalamento corretivo em gado comercial através da U.S.); pecuarista Pedro Barbizan Leite, Nelore Boi Verde (Resultados econômicos de progênie U.S em confinamento comercial).

  • Queremos vender touros ou mudar a carne do Brasil? Com Marco Antônio Soares Gambale, Suporte G.


Dia de Campo Araponga

Dia 29/01 – 9h horário local

  • Mercado de carne premium: estamos preparados? Com Dr. Fábio Medeiros, Compass Solutions

  • Mesa redonda – Campeonato Pai Conhecido ACNB e o Futuro da Carne do Brasil, com o Zootecnista André Locatelli, ACNB; Dra. Liliane Suguisawa, Rede DGT Brasil, médico veterinário Douglas Augusto Rodrigues, Fazenda Boa Vista; Gustavo Amorim, Agropecuária Jarinã, Marco Antônio Soares Gambale, Suporte G; Altair Burlamaqui, Fazenda Carioca e Dr. Fábio Medeiros, Compass Solutions.

Reportagem publicada na edição de dezembro de 2021 da revistanelore. Leia a edição completa AQUI.


1270x190-1.gif
bottom of page